terça-feira, 27 de junho de 2017

Nossa Senhora da Penha, guiando meus passo...

Eu sou do ES e a nossa padroeira lá do estado é a Nossa Senhora da Penha. Então temos o Convento da Penha, que fica em Vila Velha, e bem pertinho da Páscoa tem a Festa de Nossa Senhora da Penha que dura 1 semana. 


Em 2015 a minha mãe, com 62 anos na época, participou da romaria dos homens até o convento da Penha. Bem, os homens saem de várias partes da cidade e vão a pé até o convento. E com o passar dos anos a mulheres foram participando também. Da nossa casa até o convento da Penha são quase 6 horas de caminhada. 


Então, quando me despedi dos meus pais em fevereiro de 2016, aquela despedida que sem saber era a última do meu pai, eu disse que naquele ano (2016) eu passaria páscoa com eles e iria na romaria dos homens. E meu pai todo animado disse "vou junto". 

Quatro dias depois, volto eu pro ES com passagem só de ida e fiquei lá por um pouco mais de 1 mês. E eu, meu irmão e minha cunhada fomos na romaria dos homens representando meu pai. Minha mãe não foi porque ela ficou bem debilitada com a situação e não tinha condições. 

Olha......não foi fácil. Mas foi bom, foi ótimo. É uma coisa inexplicável aquele povo todo movido pela fé. É lindo. Bom, independente da religião de cada um.....é lindo! 

Eu pessoalmente respeito todas as religiões e acho que a religião deve ser criticada quando gera guerra, separações, brigas.....quando a religião está buscando a paz, seja qual for, deve ser elogiada e respeitada. 

Segue o registro da foto de nossa chegada. Todos descabelados (mentira, só eu) mas energizados e completamente felizes. 


Atrás, minha cunhada, meu irmã e eu, e na frente casal de amigos do meu irmão e da minha cunhada. Cadê eu? Irreconhecível.....espera que vou te ajudar a me achar (segue a seta):


Pronto. Aí está...kkkkkkkkk

Então, uma semana depois fiz a minha segunda tatuagem (apesar do meu pai ser super contra a tatoo - mas isso é uma outra questão, um outro post talvez) em homenagem a toda essa minha vivência:


Fiz exatamente essa, exatamente nesse lugar. Para mim tem o significado de "Nossa Senhora guiando meus passos".

 E uma coisa que aprendi: seja na romaria ou seja na vida, é um passo de cada vez.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...