segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Semana 3 de 9


Auto-desafio: malhar no fim de semana

Bom, passou o primeiro fim de semana no meu auto-desafio. E a ideia era malhar no sábado e no domingo. E eu tentei. Tentei mesmo. Mas não saiu como o planejado. 

No sábado uns amigos vieram jantar aqui em casa. Passei o sábado todo faxinando a casa. E quando deu unas 17 hs eu pensei: "vou colocar as batatas para cozinhar, malhar 1 hora, tomar banho e esperar os convidados". Este era o plano.

E quando pego a primeira batata para descascar a campainha toca. Meus antigos vizinhos que eu amo passaram para dar um "oi". Coloquei as batatas para cozinhar, fiz um chimarrão e fui receber minhas visitas. Parei só um pouquinho para tomar um banho e meus vizinhos-amigos só se foram quando meus convidados da noite chegaram. 

Fui fazer a janta, conversar com os amigos, jantamos, tava tudo ótimo. E lá se foi meu sábado. 

No domingo eu e o marido fomos caminhar (sim, coloquei ele pra malhar também). 


Caminhamos 1 hora. E assim foi meu primeiro fim de semana do desafio. Isso quer dizer que o desafio não deu certo? Não mesmo. Eu sei que estou devendo 1 hora. E vou tentar pagar isso no fim de semana que vem. Bora fazer isso dar certo.

Instagram: o que rolou nos últimos 3 meses


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Festa na Piscina

Se você achou (e eu também) que o Casamento em que serei Madrinha em Outubro era muita pressão pra mim.....a vida vem e te mostra que pressão pouca é bobagem.

A minha cunhada (irmã do marido) está desde o março dizendo que esta ano fará uma festona para comemorar os 40 anos e que quer a família toda. E esta semana ela mandou as fotos da reforma da casa dela. Ela está construindo uma churrasqueira e uma piscina para a festa (não só pra festa, mas ela quer pronto para a festa). E o marido já comprou a passagem para irmos na tal festa na piscina da cunhada.
 

O que quero dizer é: se acha muita pressão estar linda num vestido.....imagina querer ficar linda num biquíni. E quando será? Também em outubro, uma semana após o casamento.

A visão que eu tive foi: todo muno de biquíni e eu enrolada numa canga. Não. Isso não pode acontecer. 

Na verdade, depois disso eu conversei com minha cunhada e ela me disse que não será bem uma festa na piscina. A piscina será liberada só da manhã.....durante toda noite (e madrugada) vai ser uma festa e cada um vai vestido como quiser. 

É claro que já pensei com que roupa eu vou, já repassei meu guarda-roupa na minha mente, e eu tenho várias opções, e também vasculhei a internet por opções (mostro num outro post, futuramente). Mas a verdade é: não quero pensar muito nisso agora. Agora eu quero mesmo é me dedicar para o casamento em que serei madrinha. E se eu estiver maravilhosa nele, estarei maravilhosa 1 semana depois na piscina.  

Eu só quis deixar claro que a pressão agora, por mais que eu não queira pensar bem no assunto agora, aumentou. Dobraram as apostas. E quer saber? Eu pago pra ver!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Looks Madrinha de Casamento - Pesquisando

É claro que quando eu recebi o convite para ser madrinha, a primeira coisa que pensei é: com que roupa eu vou (e a segunda foi "preciso emagrecer").

E desde entrão eu estou procurando modelos de vestidos. Tá, eu já tinha sido convidada antes para ser madrinha de um outro casamento, e faz tempo que me dedico a procurar modelos de vestidos de madrinha, mas agora a procura se intensificou. 

Agora vou compartilhar com vocês alguns modelos achados na internet. Vou compartilhar para ser uma inspiração e um lembrete pra mim e para servir para outras futuras madrinhas. 

Então vamos a alguns dos vestidos encontrados na internet - sim, alguns, terão outros posts parecidos. 

Look 1
( Lindo, mas não gostei muito da cor. Eu faria numa cor diferente.)

Look 2
(Lindo, mas não gosto muito desses que parecem saia e blusa - não para a ocasião)

Look 3
(Bonito, mas é o mesmo caso que o anterior)

Look 4
(Gente, esse é fabuloso, maravilhoso, divino - amo vestido de manga longa- mas glamouroso até demais para ocasião. Eu acho que o casamento será mais simples. Mas aí está um vestido que eu amaria ter.)

Look 5
 (Bonito, mas novamente é aquele caso que parece saia e blusa - acho que anda na moda)

Look 6
 (Muito bonito. De todos que parecem blusa e saia, este é o mais bonito de todos)

Look 7
 (Lindo, mas também faria em outra cor)

Look 8
 (Bonito, mas não sou fã desses modelos que parede que tá faltando tecido em alguns lugares)

Look 9
 (Esse que achei Maravilhosos e divino na medida certa. Eu usaria na ocasião)

Look 10
 (Esse é maravilhoso,divino, perfeito. Para este casamento eu não queria usar muita renda - apesar de estar na moda - mas este é muito lindo. Amaria ter ele no meu guarda roupa)

Look 11
 (Este eu achei lido e simples na medida certa. Eu acho mesmo que menos é mais. Mas devo confessar, talvez simples demais para ocasião, para uma Madrinha)

Look 12
 (Lindo este, mas brilhoso demais)

Look 13 
(Lindo. Aliás muito bonito. Mas achei brilhoso demais- de novo)

Opinião minha, acho que as madrinhas tem que estar um pouco mais lindas, um pouco mais formais que os outros convidados. E, por conta disso acho que não cabe vestido estampado. Mas enfim, para quem discordar, aqui vão algumas opções:

Look 14

Look 15

Look 16

E já que estamos falando em vestidos estampados, aqui vai um de oncinha:

Look 17

Completamente apaixonada pelos looks 4 e 10. Querendo muito...depois arrumo onde usar...kkkkkkk. E para ocasião em si, o meu preferido é o look 9. Simples, elegante e perfeito. 

Vamos ver o que vou achar por aqui. Não demora terei que sair para procurar. E futuramente postarei outros looks. E devo confessar: guardei uns maravilhosamente perfeitos para o final, para posts futuros....hehehehe....claro. Se ficaram curiosos....aguarde e verão!

The Biggest Loser - Nova Temporada

Depois de malhar tanto assistindo o Chris Powell, hoje resolvi assistir a nova temporada no The Biggest Loser, que já tem uns 20 episódios gravados no HD.

Demorei pra voltar a assistir porque andava muito cansada do joguinho dos participantes. Isso me irrita. Não importa o que está em jogo, se é dinheiro, se é beleza, se é sua vida.....você precisa ser uma pessoa honesta e justa. Fazer conchavos para permanecer numa determinada posição é algo que os políticos fazem e que nós reprovamos. A mudança começa na gente. Precisamos ser diferentes. 

Mas enfim.....decidi começar a assistir a nova temporada.


E hoje foi o primeiro episódio, onde os participantes falam sobre suas vidas, tem a primeira pesagem, eles conhecem os treinadores......aquilo tudo que sempre acontecem.

E quando vi aquela academia cheia de super obesos e a Jillian e o Bob entrando sorridentes e vendo todos aqueles participantes com gordura extra...eu pensei uma coisa que eles – os treinadores – não devem ter pensado. Mas eu pensei.

Tanto que a Alison perguntou o que eles sentiam em entrar ali e ver aquelas pessoas e eles responderam:  “é como voltar pra casa....”. Então, não acho que a Jillian e o Bob pensam como eu...mas pra mim, foi inevitável. Eu pensei.

Ao ver a Jilian e o Bob sorrindo ao ver aquela academia cheia de obesos, eu pensei: “lá vamos nós, vai começar tudo de novo”.

“Gente, acabamos de resolver a obesidade de umas 20 pessoas e quando entramos aqui tem mais 22. Isso não vai acabar nunca? Não importa quantas pessoas a gente ajude, sempre vai ter milhares de outras destruindo suas vidas com a obesidade”.

Repito....eles não pensam assim. Claro que não. É o trabalho deles, ganham pra isso. Mas EU pensei. 

E fiquei com pena dos dois. É como tentar carregar água na peneira. Precisamos ajuda-los. Não seja você o próximo a precisar deles – mesmo porque não tem aqui no Brasil. Não seja você o próximo aumento no número de obesos. Não seja aquele que precisa fazer uma cirurgia, ou que precise de um remédio, ou que vai precisar morrer tentando emagrecer. Não seja Você.

Faça algo e faça agora. Faça por você. Porque você merece isso. E faça por eles.....gente....eles precisam de férias.....kkkkkkkkkkkkk

Mas depois que a primeira dupla subiu na balança, o Bob leu minha mente e disse: “Essa é a realidade das famílias americanas. Ninguém está escutando a gente?” e olhou para câmera e disse: “se você não fizer nada, te verei aqui, nas próximas temporadas.”

É disso que estou falando. Não seja você na próxima temporada. Comece a mudar hoje.  Agora. Não espere, nem mesmo, pela segunda-feira.

Última Pesagem - Desafio da Ro

Hoje foi o dia da última pesagem no Desafio da Ro. E quando eu comecei isso, lá em Maio, a ideia era terminar esse desafio pesando menos. E não mais. Mas não foi o que aconteceu. Veio viagem e eventos e várias desculpas....e nenhuma deveria servir de justificativa. Mas serviram. E eu me agarrei em cada uma e usei de desculpa para comer mal e malhar pouco. 


E enfim chegou a última pesagem. Eu iniciei essa jornada com 91,7 quilos. E eu me lembrava o quanto - na época - era difícil sair dessas 700 gramas. Mas termino este desafio 2,4 quilos mais gorda. Infelizmente. 

A pesagem de hoje:


É um número ruim, eu sei.  Mas o desafio acabou e eu não tenho mais o que fazer e nem posso perder tempo me lamentando, pois tenho mais dois para me dedicar. 

O desafio Superação dos 9 (que já está na segunda pesagem) e a Missão Madrinha de Casamento (que já está na segunda semana). Bora lá se focar. 

Mas não posso sair deste desafio sem fazer um levantamento (trágico) de como ele foi:


11/05  ->  91,7 kg
28/05  ->  93,9 kg
04/06  ->  93,0 kg
11/06  ->  93,0 kg
18/06  ->  93,5 kg
26/06  ->  93,0 kg
03/07  ->  92,0 kg
09/07  ->  91,7 kg
23/07  ->  95,8 kg
30/07  ->  96,3 kg
06/08  ->  95,3 kg
13/08  ->  94,9 kg 20/08  -> 94,5 kg
27/08  ->  94,1 kg
 
Esta semana eu eliminei apenas 400 gramas. E apesar de não gostar nada das semanas ruins eu tenho que reconhecer que elas acontecem (e geralmente é na segunda semana - quem assiste The Biggest Loser sabe bem disso). Mas a notícia boa é que depois de umas semana ruim.....geralmente vem uma ótima. E é o que eu espero da próxima. 

Meu auto-desafio

Na superação dos 9, toda pesagem tem um desafio novo. E o novo desafio é pessoal. Para que isso? Para que você consiga voar ainda mais alto em suas conquistas.


E hoje eu recebi o meu. A Poli, dona do desafio, me mandou uma mensagem com o meu:


Ai que tudoooooo. Adorei receber essa mensagem logo cedinho. E eu entendo completamente o que ela quer dizer. Se fosse há umas semanas atrás teria um monte de coisa para me desafiar. Mas depois que comecei na Missão Madrinha de Casamento, estou ainda mais focada e fazendo tudo certo (ou quase tudo - ontem teve carbo na minha sopa da janta, o que prejudicou minha pesagem hoje, mas é algo que já foi constatado e será imediatamente acertado). 

Então, pra uma pessoa que tá cuidando da alimentação (por mais que ainda esteja tentando achar a medida certa), que está realmente malhado (por mais que ainda esteja tentando achar a medida certa). Tá tomando bastante água, tá tomando chimarrão, tá controlando tudo......no que desafiar em algo que realmente a ajude neste momento (sim, não adianta ser algo que vai atrapalhar todo cronograma dessa pessoa excessivamente organizada kkkkkkkkk)

Algo que eu preciso mudar.....que eu gostaria de mudar, que eu gostaria de lidar. Pensei enquanto fazia Step hoje de manhã. E achei no que quero me desafiar: malhar durante o fim de semana. 

A principio pode ser banal, mas pra mim não é. O fim de semana é quando o marido está em casa. E eu não consigo malhar, não consigo me dedicar 100% à alimentação, só pelo fato de ele estar em casa. Por quê? Porque quero fingir - pra ele - que não tenho problemas com peso. Quero fingir ser uma pessoa "normal" que não tem monstros escondidos no armário. E eu preciso enfrentar isso. Me mostrar. E se eu conseguir fazer isso, terei fins de semanas mais proveitosos. Conseguirei até (mesmo tendo o dia do lixo) controlar melhor a alimentação. E isso sim seria uma grande melhora na minha dieta

Então este é meu desafio, preciso malhar 1 hora no sábado e 1 hora no domingo, fotografar e comprovar. 

Agora o desafio da Poli.....ela tá pilhada, e tem o mesmo problema que eu. Ela come direito, ela malha, ela bebe água, ela malha nos fins de semana fazendo caminhadas a lugares incríveis. No que desafiar? 

Pois bem....ela tá em casa. Eu sei o que é estar em casa. A gente se larga. A gente, às vezes, nem tira o pijama ao acordar. E quando tira coloca moletom. Eu sei que ela sai pra fazer as coisas dela, pra malhar....mas quando a gente tá em casa....acredite, eu sei....a gente relaxa um pouco na aparência. E apesar de saber que ela já tem milhões de coisas para fazer (eu entendo porque eu também sou assim) eu a desafio a ter um momento princesa pelo menos 3 vezes na semana, sendo que pelo menos 2 tem que ser fora do find (ou ficaria muito fácil). 

O que é o momento princesa? É se cuidar, se amar, é descobrir seus pontos fortes, é se olhar no espelho e, apesar de saber que ainda não chegou lá, vc se sente bonita. Pode ser maquiagem, pode ser fazendo as unhas, pode ser montando um look lindo mesmo que não vá sair....tem que ser algo que brinde à beleza e te faça refletir sobre o que já conquistou. 

Eu te desafio Poli.E então? o que me diz?

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Tentando pensar positivo


Sensação recorrente

Hoje eu acordei um tanto desanimada. Desestimulada.....tem dias que é assim mesmo. 


E apesar de entender que tem dias que é assim mesmo, eu sei que isso tem um motivo especifico. A verdade é: ninguém acorda chateado sem um motivo. E o meu motivo? Bem, o meu motivo é a minha real situação. Estamos em agosto (praticamente setembro) de 2015, ainda estou lutando contra balança, estou com 94 quilos e um casamento para ir daqui 8 semanas.

A sensação - recorrente - que tenho neste exato momento se chama arrependimento. Eu queria (deveria) ter começado isso antes. Eu queria (deveria) já estar no meu peso ideal. 

Se tivesse começado em janeiro, bom, nem te conto onde eu já estaria. Se eu tivesse levado a sério em 1994 (na minha primeira dieta), ou em 2001 (quando eu estava com 72 quilos) ou em 2007 (quando eu estava com 76) ou em 2011 (quando - de novo - eu estava com 76)....enfim. Isso desanima. E ver que a balança está realmente diminuindo mas que talvez você chegue no dia do casamento em que será madrinha não exatamente como gostaria. É desanimador. 

Eu sei que preciso olhar o lado bom e blá blá blá. Estou tentando. Mas tem dias que o desanimo bate. Mas a essa altura do campeonato nem mesmo disso posso me dar ao luxo. Só me resta malhar para injetar endorfina no sangue, e assim, ver se fico mais feliz. Bora lá então.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Superação dos 9 - Segunda pesagem

Hoje tem pesagem no Desafio Superação dos 9


E acho que não deixei claro o motivo do nome do desafio quando falei dele. É que serão 9 pesagens. Por isso Superação dos 9. E eis as datas de cada uma:


Então hoje foi a segunda. E o resultado foi:


Foram -1,2 quilos em duas semanas. Não é o melhor resultado do mundo, mas isso reflete bem o que tem sido feito e o que eu preciso melhorar. E levando em conta que na quinta passada (no outro desafio que está acabando) eu estava com 94,4kg....bem, 300 gramas não é uma grande diminuição, mas 300 gramas com um fim de semana no meio.....até que é um bom resultado. 

Preciso melhorar esses números. A essa altura do campeonato não basta os números estarem diminuindo. Quero uma diminuição drástica. Mas para isso eu preciso me empenhar mais. Me esforçar mais. E é o que farei. Se é o que precisa ser feito, é o que eu farei.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Physical

Semana passada falei tanto de Atividade física, que esta semana eu não poderia começar a segunda-feira com um vídeo diferente. 


Olivia Newton John com "Physical".


E para quem quiser a tradução:


Bora malhar para queimar o bacon. E uma ótima semana para todos nós! 

Semana 2 de 9


domingo, 23 de agosto de 2015

Tentando achar o equilíbrio na malhação

Sabe que nesse processo de emagrecimento - se você não tem uma super equipe de todas as áreas contigo nessa jornada - é muito sobre tentativa e erro. Até você achar a melhor dieta pra você, a melhor atividade física, o melhor horário, a melhor frequência....você tenta e se não tiver dando certo, você tenta de um jeito diferente. O importante é nunca deixar de tentar. 

E eu sou uma pessoa que busca a filosofia da coisa...eu penso muito sobre o assunto e tento bolar planos e mais planos sobre a melhor forma de fazer as coisas. E nesse processo eu sou a minha própria cobaia. 

Com isso eu inventei a Atividade do Metabolismo. E é algo que não está completamente construído. Se dá certo? Claro que dá. Mas eu ainda tento buscar nele o ponto de equilíbrio. O ponto entre super produtivo e super danoso. 

Eu tento buscar esse equilíbrio entre malhar demais e malhar o suficiente.......o suficiente é o ideal eu sei. Mas eu tento atravessa essa fronteira, sem entretanto, chegar no malhar demais. 


E na minha postagem sobre Sobrecarga Muscular, uma amiga deixou um comentário: "Eu era assim, mas percebi que a imunidade da gente baixa muito com o exagero...". E eu vou te falar....ela está com a total razão. E como a minha imunidade é baixa por natureza, essa é uma de minhas maiores preocupações. 

Uma vez assisti um programa e eles disseram o seguinte: quando a gente malha, o corpo, naquele momento abaixa a imunidade. Isso é  o básico. O normal. Acontece com todo mundo. Pra lidar com todo o processo da atividade física, o corpo meio que deixa de lado as defesas do corpo e foca no exercício, no necessário para realizá-lo. Mas depois que a atividade física termina, o corpo volta ao normal e os níveis da imunidade retomam ao que deveriam ser. Isso - como eu já disse - é um processo normal do corpo. 

Mas quando se malhar demais, não damos tempo ao corpo de normalizar as defesas. E com isso a nossa imunidade abaixa. 
 
E eu  percebi isso da pior maneira (como sempre). Eu estava malhando todos os dias 1 hora de manhã, 1 hora de tarde e 1 hora de noite. Tipo....malhando pesado (quando eu digo que gosto de malhar muito, não é brincadeira). Então nessa época começou a me dar afta. Tipo, muita afta. 


E eu sempre ouvi dizer que afta significa que algo não está legal. E eu fui procurar no Dr. Google o que poderia não estar legal. E eu fiquei totalmente CHOCADA com o que descobri. A afta tem tudo a ver com imunidade baixa....tanto que afta é normal em pacientes aidéticos e que estão fazendo quimioterapia. 

O quê? 

Isso mesmo.  Aí você pensa.....malhando desse jeito (com um excesso tão grande) você está fazendo o seu corpo (o meu no caso) ficar tão debilitado quanto alguém que faz químio ou que tem AIDS. Gente.....isso é muito grave. Muitooooooo grave. 

Foi por isso que inventei (e na base da tentativa e do erro) a atividade do metabolismo. Porque quando você malha só uns 10 minutos....o seu corpo não fica tão debilitado a ponto de cair drasticamente a imunidade. 

Mas ainda assim...estou estudando e trabalhando na frequência. O post que fiz sobre sobrecarga (e toda pesquisa que fiz sobre o assunto) abriu meus olhos. E agora estou trabalhando em construir o período de descanso. Usar a Atividade do Metabolismo em dias alternados e tal......enfim, estou construindo isso ainda. Eu preciso chegar ao equilíbrio entre o que quero e o que o meu corpo é capaz de aceitar. Porque, por mais que a gente queira ficar magra, entrar no vestido ou se preparar para a festa....o que realmente importa nesse processo é a saúde. Sem ela, de nada vale o resto.

sábado, 22 de agosto de 2015

Encontro de Madrinhas

Hoje fui encontrar (e conhecer) a outra madrinha que vai compartilhar o altar comigo (e com a noiva, claro...kkkkkkk) em outubro. Aliás o nome da outra madrinha também é Fernanda. Então não tinha como ser diferente: que criatura legal....hehehehe

Nos encontramos (sem a noiva saber) no shopping para tomar um café e acertar alguns detalhes que estamos tramando. 


Ahhhhhh, os respectivos maridos foram juntos. E prático como eles são, já quiseram agilizar o lado deles: foram logo ver o terno para o dia do casamento. 

E acreditem, já compraram. Aliás, compraram ternos bem parecidos. O que não é nenhuma surpresa, porque terno é quase que tudo igual. 

Renato comprou um cinza chumbo, modelo com colete....que eu adoroooooo. Acho um must. Mais ou menos assim:


Mas ele vai de camisa branca (que também comprou). Falta só a gravata. Vamos esperar um pouco para comprar. Ver ser os noivos querem determinar uma cor ou coisa do tipo. O dia é deles, a festa é deles. Eles que mandam. 

Então ele já comprou o terno.....o que me dá ainda mais a sensação de que tá chegando....Qualquer momento desses eu terei que sair para ver o meu vestido, esteja eu com o peso que eu estiver.....terei que sair pra procurar. E não vai demorar muito. Mas a verdade é: a cada semana que eu adio isso, mais tentarei eliminar de peso, e melhor será. Mas não poderei deixar pra ver na ultima semana....infelizmente não. 

Enfim....depois penso nisso....bora focar em eliminar o peso extra. Bora lá.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Para dar aquela inspirada

Para ter no que pensar na hora que quiser jacar no find....


Sobrecarga Muscular

Outro dia vi na internet uma matéria sobre Overtraining, que até então eu nem sabia o que era, e nada mais é do que treinar excessivamente. 


E sendo eu uma pessoa que adora colocar todo potencial do emagrecimento na atividade física, é um risco que corro, aliás é um medo que eu tenho. Então quando comecei a ler a matéria, logo me interessei. Ela é voltada para os fisiculturistas e pessoas que querem ganhar muita massa muscular, mas nós, meros mortais, também podemos tirar algum proveito dela, e aprender algumas coisas valiosas. 

Vamos a um resumo do que li:

Como Evitar o Overtraining para Maximizar o Crescimento Muscular

O overtraining, ou sobrecarga, é muito comum entre os atletas e os fisiculturistas, dado que eles acham que treinar o máximo possível é o jeito mais rápido de atingir o crescimento muscular. O overtraining pode levar a lesões graves, cansaço crônico, e até à perda muscular.

Você não tem que se esforçar muito para ver algum resultado decente. Se você é um fisiculturista, um atleta ou apenas alguém que quer um crescimento muscular para o seu corpo, você precisa treinar e ser consistente – isso é fato. Para conseguir o melhor da sua genética, você tem que aumentar o peso progressivamente nos músculos, aumentando tanto peso quanto intensidade de cada exercício.

O problema, entretanto, é que muitos de nós aumentamos muito a intensidade dos exercícios ou descansamos pouco, ou até pior, uma combinação dos dois. O truque é encontrar o equilíbrio ideal entre volume de exercício, a intensidade e o descanso/recuperação.

Primeiro, vamos dar uma olhada em alguns dos efeitos da sobrecarga.

No sistema nervoso, a sobrecarga afeta das seguintes formas negativas: aumenta o batimento cardíaco em repouso, falta de apetite, pressão sanguínea alta, perda de peso, problemas para dormir, metabolismo acelerado, irritabilidade e cansaço rápido.

Nos níveis hormonais, muitos estudos indicam que os sobrecarga afeta negativamente, assim como a resposta hormonal no corpo. Visto que os hormônios fazem um papel importante no crescimento muscular, isso pode ter um efeito prejudicial no seu treino:  reduz os níveis de testosterona, reduz os níveis de tiroxina e aumenta os níveis de cortisol. O aumento nos níveis de cortisol junto com a redução nos níveis de testosterona é uma combinação mortal, visto que isso leva a quebra de tecido proteico. Isso irá levar à perda de tecido muscular.

No sistema imunológico também o dano também é grande. Aliás, talvez seja uma das repercursões mais alarmantes do overtraining é o impacto negativo no sistema imunológico – a primeira defesa do seu corpo contra vírus e bactérias danosas. A sobrecarga pode reduzir drasticamente os níveis de anticorpos e linfócitos no seu corpo, tornando-o mais suscetível a doenças. De forma simples, isso significa que se você está fazendo overtraining, você está muito mais propenso a adoecer. Visto que você irá ter que deixar de se exercitar enquanto estiver doente, seu progresso de crescimento muscular irá reduzir consideravelmente.

No sistema metabólico os sintomas são os mais comumente discutidos, e os que não se pode ignorar: micro lesões musculares, redução crônica nos níveis de glicogênio, constrações musculares lentas e fracas, armazenagem de creatina fosfato reduzida, acúmulo de ácido lático em excesso, DOMS extremo (sensação retardada de dor muscular) e danos nos tecidos conectivos e nos tendões.

Então você deve chegar à questão agora: overtraining afeta o corpo inteiro, e pode impactar seriamente os resultados do seu programa de crescimento muscular.

Há sobrecarga não só nos exercícios de peso, mas também nos aeróbicos, apesar de os com exercícios com pesos serem mais danosos. Qualquer forma de sobrecarga é ruim, entretanto podemos afirmar com sinceridade que a sobrecarga em exercícios de peso é muito pior, e muito mais comum do que nos exercícios cardiovasculares. Teoricamente, apenas os atletas competitivos como os nadadores, corredores e ciclistas correm um sério risco de alcançar um estado de sobrecarga cardiovascular, dado que eles treinam por mais de duas horas diariamente.

Enfim, para crescer, os músculos devem recuperar completamente da última sessão de exercícios, de cada uma delas. Se você está fazendo overtraining e volta a treinar os músculos antes deles se recuperarem completamente, você irá quebrar o tecido muscular antes de ele ter se reconstruído – tornando impossível a sua reconstrução! Sobrecarga com pesos deixa você mais suscetível a problemas nos hormônios do sistema nervoso e imunológico, os quais impõem sérios riscos à saúde.
  
Determinar se você está fazendo overtraining é relativamente simples. Se você está em sintonia com seu corpo, você pode com frequência ver sinais de sobrecarga antes que eles fiquem sérios. Se você está perdendo o interesse nos exercícios, está tendo problemas para dormir e se sente fraco e irritado, você deve tirar uma semana de folga. E se você está notando dois ou mais dos sintomas descritos acima, isso deve levantar uma bandeira pra você.

Outra variável que você pode usar é monitorar o desempenho nos exercícios. Por exemplo, vamos dizer que no último treino você conseguiu fazer 8 barras usando o peso do seu corpo, mas na semana seguinte só conseguiu fazer 6. Isso significa que você não “superou” o treino anterior, não se recuperou completamente, e por isso está provavelmente fazendo overtraining. Você deve avaliar novamente seu programa e fazer modificações para que você veja progresso a cada treino.

Para prevenir a sobrecarga, você precisa usar uma abordagem multi facetada. Determinar o volume e a intensidade de treino, comer os alimentos certos, e descansar o suficiente devem ser pontos levados em consideração.

Descansar e se recuperar é essencial quando se fala em evitar o overtraining. Esteja certo de que você tem dormido pelo menos 7 horas por dia todas as noites, e que você está com uma agenda consistente. Para o tempo de recuperação, é importante que você tenha dias de folga entre os treinos de peso. Tente fazer um ou dois dias de descanso entre os treinos de peso, e nunca exercite o mesmo grupo muscular em dois dias consecutivos.


Resumindo.....é importante dá ao corpo o tempo necessário ao seu descanso. Fazer abdominal todos os dias, por exemplo, pode parecer uma boa ideia a princípio, mas não é. Para conseguir o efeito que desejamos precisamos trabalhar o músculo (e trabalhar o músculo quer dizer exatamente lesionar ele) e dar o tempo para ele se recuperar. Ganhar massa magra é isso. Você lesiona o músculo e ao se recuperar ele produz mais massa magra. Essa é a técnica. E se você não dá ao músculo o tempo que ele precisa pra se recuperar, você só o lesiona e não dá tempo para ele formar mais. Ele é lesionado todos os dias, e o resultado disso é que você perde massa magra. E seja lá qual foi o seu objetivo, acredite em mim, você não vai querer perder massa magra. A massa gorda sim, é que precisa ser eliminada. 

O que eu aprendi com essa matéria? 

O básico: deixa o corpo descansar. Coisa que eu não fazia. Eu trabalhava costas, bumbum, perna e abdominal todo santo dia......mas isso vai mudar. Vou reformular meu cronograma de malhação e dar ao corpo o descanso que ele precisa. E com isso eu pretendo ter resultados ainda melhores........vamos nessa!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dia de pesagem - desafio da Ro

Hoje é dia de pesagem no Desafio da Ro. Eu jurava que tinha mais uma semana pela frente, mas o povo (quando eu digo povo eu quero dizer as blogueiras participantes no WhatsApp) estão dizendo que esta é a última semana e que hoje é a última pesagem. Então só tenho uma coisa a dizer: não sei de mais nada. kkkkkkkkkk

É esperar pra ver o que rola. 

Resumo da semana? Bom, se eu tivesse que definir a semana em uma palavra, esta palavra seria preguiça. 


Não, não foi uma preguiça proposital.  Na sexta passada o marido tirou folga. Ficou em casa. E eu não malhei. Não malhei porque saímos para procurar umas coisas da reforma da casa, e não malhei porque não malho quando o marido está em casa (precisando mudar isso).

Na segunda eu tinha um monte de coisa acumulado pra fazer, não consegui malhar. A terça foi fenomenal. perfeito. Malhei tudo o que poderia. Aí, na madrugada de terça pra quarta um de meus cachorros decidiu não me deixar dormir. E ele conseguiu. Na quarta eu estava um trapo. Mega cansada. Exausta. Não malhei. 

Resumindo.....esta semana eu malhei 1 único dia. 

O meu plano de malhação e dieta é milagroso. Poderoso......mas desde que eu o cumpra. Eu preciso cumprir. E esta semana eu não cumpri. Então, quando vi que eliminei 500 gramas nesta semana eu tive que ficar feliz. Pelo que eu fiz....foi o que eu mereci. 


Pra semana que vem eu pretendo fazer mais, merecer mais, conseguir mais.

Vamos, então, ao resumo do que aconteceu no Desafio das Blogueiras - Desafiamos a Balança: 

11/05  ->  91,7 kg
28/05  ->  93,9 kg
04/06  ->  93,0 kg
11/06  ->  93,0 kg
18/06  ->  93,5 kg
26/06  ->  93,0 kg
03/07  ->  92,0 kg
09/07  ->  91,7 kg
23/07  ->  95,8 kg
30/07  ->  96,3 kg
06/08  ->  95,3 kg
13/08  ->  94,9 kg
20/08  -> 94,5 kg

E eu não sei o que dizer agora. Não sei se digo "que péssimo o desafio acabou e eu nem consegui ter um saldo negativo na pesagem"; ou se digo "ulala...ainda tenho uma semana, a última semana". 

Vamos ver o que vai acontecer!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...